Quando procurar o Núcleo de Endoscopia Digestiva?

Exames como endoscopias digestivas altas ou colonoscopias podem auxiliar no diagnóstico precoce e tratamento de doenças graves como câncer de estômago e colorretal. 

O médico gastroenterologista é responsável pelo cuidado e tratamento de doenças do trato gastrointestinal, que tem início na boca e vai até o ânus. Dentre os órgãos que competem ao cuidado do médico gastroenterologista estão o esôfago, estômago, intestinos, reto, ânus e alguns adjacentes. 

Continue a leitura e fique por dentro de 3 razões essenciais para procurar o gastroenterologista.

Quando buscar auxílio do gastroenterologista?

Dores abdominais persistentes, refluxo gástrico, azia, hemorroidas, estufamento, intolerância à lactose, Doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e diversas outras patologias, incluindo câncer, podem ser diagnosticadas e tratadas pelo médico gastroenterologista. 

O Núcleo de Endoscopia Digestiva possui um corpo clínico altamente qualificado e experiente no diagnóstico e tratamento de doenças do trato gastrointestinal.

1. Queimação e dor estomacal constante

Além da dor de estômago e a sensação de queimação constante, a gastrite e a úlcera gástrica podem causar também enjoo e má digestão. E esses sintomas aliados a azia e ao desconforto podem insinuar uma doença do refluxo gastroesofágico. 

Por isso, ao apresentar esses sintomas de maneira constante é importante buscar auxílio médico para descobrir o que está de fato ocasionando o desconforto e tratar o quanto antes. 

2. Diarreia e sangramentos intestinais

A presença de sangue nas fezes com ou sem a presença de diarreia constante podem indicar inúmeros problemas intestinais. Desde a síndrome do intestino irritável, até a doença inflamatória intestinal, hemorróidas ou algo mais grave, como o câncer colorretal. 

Sendo assim, é fundamental buscar atendimento profissional para se certificar de que está tudo bem com o funcionamento do seu intestino e descartar causas graves de diarreia, que merecem tratamento.

3. Histórico de câncer colorretal na família 

Quem possui histórico de câncer colorretal na família deve buscar o gastroenterologista para exames de check up e acompanhamento a partir do 45 anos ou 10 anos antes da idade de diagnóstico do câncer no familiar. Isso, porque a doença é silenciosa e os sintomas podem aparecer quando o câncer estiver em uma fase mais avançada.

Fazer exames de prevenção é sempre a melhor maneira de se manter saudável e evitar problemas futuros. O câncer colorretal é um dos tipos que mais acomete homens e mulheres no nosso país e por isso é essencial o cuidado. Quando diagnosticado precocemente pode ser tratado, com grande chance de cura.

Por dentro do Núcleo de Endoscopia Digestiva 

O Núcleo de Endoscopia Digestiva possui um corpo clínico integrado, composto de médicos gastroenterologistas e anestesiologistas qualificados, experientes e que estão constantemente se atualizando para trazer conforto para seus pacientes.

Contamos com um clínica completa, materiais e equipamentos ideais para atingir os resultados esperados, além de segurança e conforto para os nossos pacientes.

No nosso site , você pode acompanhar notícias, ficar por dentro de diversos assuntos relacionados a gastroenterologia, tirar todas as suas dúvidas sobre os exames e se manter informado. 
Conheça o corpo clínico do Núcleo de Endoscopia Digestiva.

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

Rolar para cima