dietas alimentares

4 exemplos de dietas alimentares que fazem bem ao intestino

Cuidar da saúde do intestino é essencial para manter o equilíbrio do corpo em dia. A boa alimentação é fundamental para se ter boa disposição e executar as tarefas diárias de forma plena. E além de se sentir bem, manter a saúde em dia é uma forma de garantir longevidade e qualidade de vida. 

Entre as diversas dietas alimentares que existem, apostar na reeducação alimentar é a melhor forma para conquistar uma saúde plena. E se você busca alguma dieta que traga resultados para o seu bem-estar a longo prazo e preze pela a sua saúde, aposte em substituir ou opte por dietas alimentares que focam na absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

E como o intestino já foi classificado muitas vezes como o segundo cérebro do corpo humano por influenciar nas nossas emoções e no nosso desempenho rotineiro, garantir que ele esteja funcionando em equilíbrio é essencial. Por isso, preparamos algumas sugestões de alimentos que você pode incluir na sua dieta alimentar para manter a sua saúde em dia. 

Alimentos ricos em nutrientes e benefícios que podem transformar as dietas alimentares

Como comentamos acima, o intestino é um órgão inteligente que possui mais ou menos 100 milhões de células nervosas com funções independentes e conexões diretamente ligadas ao cérebro. Possui, ainda, uma grande diversidade de microbiota saudável , o que auxilia na digestão dos alimentos e no funcionamento do sistema imune.

Escolher com carinho os nutrientes que introduzimos nas nossas dietas alimentares é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e para nos sentirmos bem. Isso, porque o intestino também é responsável pela produção de serotonina, que é o hormônio das sensações de bem-estar, prazer e felicidade. 

1. Introduzir nas dietas alimentares alimentos ricos em probióticos

Os probióticos são essenciais para o bom funcionamento do intestino e ainda criam uma barreira na paredes da mucosa intestinal, atuando como proteção contra agentes externos. 

Sem contar que os probióticos aumentam a acidez do intestino e auxiliam no combate contra bactérias nocivas. É possível encontrar probióticos em alimentos fermentados, como leites, iogurtes, Kefir e kombucha, por exemplo. 

2. Dieta alimentar rica em alimentos como aipim, arroz integral, linhaça e aveia 

Os nutrientes provenientes de alimentos como os citados acima são fundamentais para manter o bom funcionamento e equilíbrio do intestino. Os cereais e fibras são ótimos aliados no prolongamento da saciedade e, principalmente, para quem sofre com intestino preso. 

3. Apostar em dietas alimentares com suplementação de glutamina e glutationa

A glutamina é um aminoácido e a glutationa é um antioxidante. Essas duas substâncias são bastante importantes para auxiliar na eliminação de toxinas presentes no intestino e repor a mucosa das paredes intestinais. Além de contribuir para a imunidade do nosso organismo. 

Mas, lembre-se que, antes de introduzir qualquer tipo de suplementação na sua dieta alimentar, é importante conversar com o seu médico para saber exatamente como está a sua saúde e quais são os melhores suplementos que você pode utilizar. 

4. Banana e coco, frutas indispensáveis na sua dieta alimentar

A banana é uma fruta rica em fibras e possui um aminoácido chamado triptofano, que é o responsável pela produção da serotonina. Por isso, incluir a fruta no cardápio das suas dietas alimentares é uma ótima ideia para melhorar o funcionamento do seu intestino e aumentar o seu bem-estar. 

Já o coco é uma fruta rica em minerais, sendo a sua água quase como um soro vegetal natural, perfeito para momentos de desidratação. Incluir a água de coco e a fruta na sua dieta é uma ótima escolha. 


Agora você já conhece alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio das suas dietas alimentares e está por dentro de todos os seus benefícios incríveis para o intestino e para o organismo. Acesse nosso blog e fique por dentro de mais conteúdos informativos para cuidar melhor da sua saúde.

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

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