colonoscopia

5 dicas para fazer um bom exame de colonoscopia

A colonoscopia é um exame que captura imagens do intestino grosso e parte do íleo terminal (o final do intestino delgado). Esse exame normalmente é indicado para avaliar a presença de câncer, males inflamatórios como a retocolite ulcerativa, entre outras doenças. 

Por se tratar de um exame invasivo, é muito comum que as pessoas tenham um certo receio e até mesmo medo de realizar o procedimento. 

Pensando nisso, elaboramos o artigo de hoje com as cinco dicas para fazer um bom exame de colonoscopia. Continue acompanhando! 

1.Interrompa o uso de alguns medicamentos 

Dias antes de fazer o exame de colonoscopia, o médico pedirá para você interromper o uso de certos medicamentos. Nesse caso, suplementos de fibras e remédios que contenham ferro devem ser suspendidos durante dois ou três dias.  Vale destacar que cada caso é um caso, portanto, consulte o seu próprio médico antes de decidir sobre qual remédio irá interromper o uso.

Se você está utilizando anti-inflamatórios, anticoagulantes ou insulina, pergunte ao seu médico como proceder. 

2. Adote uma dieta sem fibras 

Durante a consulta antes do exame de colonoscopia, o médico explicará todos os preparativos necessários para um bom exame de colonoscopia. 

Nos dias anteriores ao procedimento, é fundamental realizar a limpeza completa do cólon para facilitar a visualização e a passagem da sonda. Por isso, é recomendado a utilização de um laxante líquido no dia anterior ao procedimento. 

Além disso, adotar uma dieta sem fibras durante dois ou três dia antes da colonoscopia é imprescindível, ou seja, frutas, legumes, gorduras e laticínios não são recomendados. 

Caso a dieta sem resíduos não seja seguida pelo paciente, o cólon têm grandes chances de não estar limpo o suficiente. Com isso, o exame deverá ser cancelado e remarcado. 

3. Não consuma bebidas alcoólicas 

Pode parecer óbvio, mas para evitar qualquer erro, não podemos deixar de falar sobre isso. Durante o dia que antecede o exame de colonoscopia, o paciente não deve consumir nenhum tipo de bebida alcoólica. 

Do contrário, os efeitos dos sedativos do procedimento podem ser alterados. Além disso, o paciente não deve ingerir nenhum alimento vermelho ou roxo, como beterraba ou suco de uva. 

4. Beba líquidos claros 

Para não atrapalhar a visualização do cólon no exame, é recomendada a ingestão de líquidos de cores claras. Como por exemplo: água ou suco de maçã, água de coco, entre outros —- o importante é se manter bastante hidratado. 

O uso de laxante pode provocar desidratação. Por isso, o paciente deve se hidratar com frequência até o período autorizado pelo médico. 

5. Leve um acompanhante

Para fazer um bom exame de colonoscopia, é preciso seguir uma dieta restritiva e um jejum de no mínimo 8 horas. Além disso, o exame é feito com sedativos e seus efeitos podem durar por horas, impedindo que o paciente dirija, trabalhe ou até mesmo ande sozinho. 

Por isso, para evitar problemas, o paciente deve levar um acompanhante para auxiliá-lo no trajeto de volta para casa. 

Como são feitos os exames pelo Núcleo? 

Aqui no Núcleo de Endoscopia Digestiva (NEDG), o paciente será sedado pelo anestesista e, em seguida, o exame realizado pelo médico endoscopista, sempre visando o conforto, segurança do paciente e confiabilidade do laudo.

Após um período prolongado na sua recuperação pós – exame o paciente é liberado para casa com seu acompanhante. 

No artigo de hoje, te ensinamos as 5 dicas simples e fáceis de executar para fazer um bom exame de colonoscopia. Se você deseja saber mais sobre o procedimento, não deixe de entrar em contato conosco! 

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

Rolar para cima