5 mitos da colonoscopia que você precisa derrubar

O câncer colorretal é um dos mais comuns no nosso país, e regiões como Sul e Sudeste se destacam na incidência desse tipo de neoplasia. O exame de colonoscopia é a melhor forma de prevenir, diagnosticar e tratar a doença. 

Infelizmente, ainda existem diversos mitos sobre o exame de colonoscopia. Os quais precisam ser derrubados para que todos possam estar por dentro das informações corretas e que, de preferência, salvem vidas. 

Para isso, listamos os principais mitos que circulam sobre a colonoscopia e vamos esclarecer o que é verdade e o que não é. Continue a leitura e cuide bem da sua saúde. 

Principais mitos sobre o exame de colonoscopia

Além de diagnosticar precocemente uma das neoplasias que mais acometem homens e mulheres no nosso país, a colonoscopia é um exame que auxilia no diagnóstico e tratamento de diversas outras doenças do trato gastrointestinal baixo. 

É um exame que deve ser levado a sério quando solicitado pelo seu médico no seu check up, com início a partir dos 45 anos. O primeiro mito que vamos abordar é uma das grandes causas de desistências da realização do exame de colonoscopia

1. O exame de colonoscopia é doloroso? MITO

Este é o maior mito de todos. O exame de colonoscopia é extremamente seguro e o paciente não sente nenhuma dor durante o procedimento. É fundamental ressaltar que o mesmo deve ser realizado em clínicas médicas e com profissionais qualificados e especializados. 

Antes da realização do procedimento, o paciente é sedado e anestesiado por um anestesiologista, justamente para não sentir nenhum desconforto durante o procedimento. 

2. A anestesia para o procedimento é geral? MITO

Mais um mito que precisa ser derrubado sobre o exame de colonoscopia é o tipo de anestesia que o paciente recebe para fazer o exame: não é feita anestesia geral no paciente. 

O anestesiologista vai examinar e decidir qual o melhor protocolo a seguir, porém é utilizada uma sedação e uma analgesia, que são destinadas a diminuição do estado de consciência e ausência de dor durante o procedimento.

Esse protocolo pode ser leve, moderado e/ou profundo. Quem vai decidir a abordagem terapêutica a ser utilizada é o médico anestesiologista e é fundamental que o paciente tire todas as dúvidas que tem sobre essa parte do procedimento com o médico, caso sinta necessidade. 

3. Todas as pessoas precisam fazer colonoscopia? MITO

O exame de colonoscopia é indicado para pessoas acima de 45 anos como prevenção primária. Naqueles pacientes com história familiar de câncer colorretal, a colonoscopia deve ser realizada 10 anos antes da idade do diagnóstico do câncer ou a partir dos 45 anos, o que ocorrer primeiro.

A despeito da idade ou história familiar, o exame de colonoscopia pode ser indicado na presença de sintomatologias que podem sugerir alguma patologia decorrente do trato gastrointestinal e que precisam ser investigadas mais profundamente. 

4. A má alimentação é o único fator de risco para o surgimento do câncer colorretal? MITO

É importante ressaltar que não só uma má alimentação pode colaborar para o surgimento do câncer colorretal. Um conjunto de fatores geralmente está conectado para o surgimento da neoplasia, como o sedentarismo, tabagismo, abuso de álcool e ingestão de embutidos, obesidade e excesso de carne vermelha na dieta. 

Por isso, manter uma alimentação balanceada, saudável e seus exames em dia, principalmente se você já alcançou a casa dos 45 anos, é fundamental. 

5. Mesmo sem nenhum sintoma é preciso fazer o exame de colonoscopia? VERDADE

Sim! O câncer colorretal só apresenta sintomatologia quando já está mais desenvolvido. Por isso, é importante realizar o exame de colonoscopia para prevenir e diagnosticar a doença no início, caso ela venha a acontecer. 

Na presença de dores abdominais, sangue nas fezes, diarreia e desconforto abdominal constante, é importante buscar o seu médico e investigar. Para saber ainda mais sobre a saúde do seu trato gastrointestinal, acesse nosso blog.

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

Rolar para cima