saúde em dia

6 dicas para manter a saúde em dia

Um dos nossos bens mais preciosos é a nossa saúde e precisamos cuidar bem dela para  aproveitarmos tudo de bom que a vida tem a nos oferecer. A rotina corrida do dia a dia e da vida contemporânea tem trazido alguns empecilhos quando pensamos em hábitos saudáveis. 

Optar por fast-foods, produtos industrializados, consumir mais café do que o recomendado, trabalhar além da conta e não dedicar um tempo a si mesmo tem sido o cotidiano de muitas pessoas atualmente. E esses hábitos, adivinhe, podem fazer muito mal a saúde.

Tirar momentos para cuidarmos de nós mesmos é essencial para não chegarmos à exaustão e percebermos que há algo errado com a nossa saúde quando o problema já está mais complicado do que deveria. Principalmente quando poderia ter sido evitado com alguns cuidados básicos que podem ser incluídos na sua rotina diária. 

E para lhe auxiliar com isso, preparamos algumas dicas para manter a saúde em dia e garantir que o seu bem-estar físico e mental esteja sempre em equilíbrio. Dessa forma, você garante uma vida próspera e um ótimo rendimento diário. Continue a leitura e saiba mais. 

Cuidados essenciais que você pode incluir na sua rotina para garantir uma boa saúde

1. Alimentação balanceada e saudável

Investir em uma alimentação equilibrada e saudável é o ideal para quem quer manter o bom funcionamento do organismo e garantir energia para encarar um dia corrido. Uma dieta rica em fibras, proteínas e alimentos do bem é fundamental para começar bem o dia. 

Não pular as refeições também faz parte de se alimentar bem e não acabar por petiscar lanches desnecessários ao longo do dia. 

2. Hidratação é fundamental

Quando falamos de hidratação, estamos falando de água. Cafés e bebidas alcoólicas não hidratam o organismo, muito pelo o contrário. Sucos, quando não feitos de frutas naturais, podem conter aditivos e muitos açúcares. 

O ideal é ingerir de 8 a 10 copos de água por dia para manter o funcionamento balanceado do seu organismo durante o dia. 

3. Inclua exercícios na sua rotina

Fazer exercícios é fundamental para ativar a circulação do corpo, liberar serotonina, que é o hormônio da felicidade e bom humor, e começar o dia de forma mais ativa e cheio de disposição. 

Uma caminhada, corrida, yoga, natação, tanto faz… Qualquer exercício que você goste e se encaixe no seus horários é válido e vai fazer a diferença no quanto você vai se sentir disposto e pronto para encarar o seu trabalho. 

4. Esteja com os seus cuidados médicos em dia

Fazer seus check ups semestrais ou anuais é imprescindível. Assim como não abusar de substâncias nocivas à saúde como tabaco e álcool ou ter relações sexuais sem proteção. É importante cuidar da sua saúde para garantir uma vida próspera e visitar o seu médico de confiança para verificar se sua saúde está em dia.

Manter o seu histórico clínico é importante também. Assim, é possível fazer comparações com exames passados e  acompanhamento, caso necessário, além de alterar hábitos de destaque, como aumento de colesterol, glicose e etc. 

5. Dormir bem é cuidar bem de você

Uma boa noite de sono sempre vai lhe deixar revigorado para o próximo dia. Criar uma rotina de sono e manter hábitos saudáveis para garantir noites bem dormidas é uma ótima forma de manter a saúde em dia e render ainda mais no seu dia a dia. 

6. Dê atenção para a sua saúde mental 

Além da saúde física, é preciso dar uma atenção especial à sua saúde mental. Se você está com problemas pessoais pendentes e percebe que eles estão atrapalhando seu rendimento ou a sua vida, de alguma forma, é importante fazer alguma coisa sobre isso. O corpo e a mente precisam caminhar de mãos dadas para que tudo funcione em equilíbrio. 

Problemas como o acúmulo de estresse podem levar a doenças gastrointestinais como úlceras, gastrites e outros. Não deixe de investigar caso isso esteja acontecendo com você. É importante conversar com especialistas e fazer um exame de endoscopia caso indicado para saber a real causa do problema. 


Em nosso blog, você fica por dentro de diversas outras formas de manter a sua saúde em dia e pode se informar ainda mais sobre o assunto.

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

Rolar para cima