exame de endoscopia

Entenda quais os procedimentos para fazer endoscopia

Se o seu médico solicitou um exame de endoscopia para avaliar a saúde do seu trato digestivo, saiba que é importante ficar por dentro de como funciona esse exame e quais são os procedimentos para fazer a endoscopia

Além de ser um exame que só pode ser requisitado por um médico, ele requer uma atenção especial principalmente para pacientes cardiopatas, os quais precisam de exames complementares antes de realizá-lo. 

Por isso, sempre que for consultar seu médico leve com você o seu histórico de saúde completo. Para saber mais sobre os procedimentos para fazer endoscopia e conhecer mais sobre esse exame, continue a leitura. 

O que é o exame de endoscopia? 

O exame de endoscopia é um procedimento que deve ser solicitado e realizado por um médico qualificado e especializado. Tem como finalidade analisar a mucosa do sistema gastrointestinal que abrange o esôfago, estômago e primeira e segunda porção do duodeno. 

Por meio da análise de mucosa gastrointestinal é possível diagnosticar e tratar diversas patologias do sistema digestivo. Desde as mais simples até as enfermidades mais graves, como câncer e tumores. 

Como é realizada a endoscopia digestiva alta? 

O exame necessita de alguns preparos que antecedem o procedimento para fazer a endoscopia. Os quais são indicados ao paciente pela clínica onde será realizado o exame de endoscopia. 

Por meio de um endoscópio, que é um aparelho de uso hospitalar, tubular, maleável, longo, fino e com uma câmera acoplada em uma das suas extremidades, o médico irá acessar a mucosa digestiva alta do paciente. Ou seja, o esôfago, estômago e primeira e segunda porção do duodeno. 

O endoscópio ainda permite que o médico responsável pelo exame colete amostras para a realização de biópsias e realize procedimentos como remoção de pólipos, por exemplo. 

Preparo e procedimentos para fazer endoscopia

Antes de realizar a endoscopia são necessários alguns preparos pré e cuidados durante e após exame, como comentamos anteriormente. O exame de endoscopia é um procedimento seguro, desde que seja realizado por profissionais especializados. Escolher uma clínica que oferece equipamentos de ponta e um atendimento qualificado e de qualidade é sempre o ideal. 

Preparo na véspera do exame

Os procedimentos para fazer endoscopia que devem ser realizados na véspera do exame são passados ao paciente pela clínica de escolha e podem variar um pouco conforme cada protocolo utilizado por cada profissional. 

Basicamente consistem em: 

  • Jejum absoluto após às 22h00 na noite anterior ao exame;
  • Jantar até às 20h00
  • Não ingerir leite nem derivados no dia anterior ao exame.

Procedimentos antes e durante o exame 

É fundamental chegar na clínica com antecedência para se preparar para o procedimento. Lá, o paciente recebe uma sedação intravenosa de um médico anestesista que irá monitorar o paciente durante todo o exame de endoscopia e depois que o exame foi feito, até que se restabeleça sua recuperação e esteja apto(a) para ser liberado(a) para ir embora. 

Orientações pós exame de endoscopia

Como o médico anestesista também utiliza uma anestesia local na garganta para que o endoscópio não cause desconforto ao paciente na sua passagem até o trato digestivo, o efeito desse sedativo pode permanecer por até 20 minutos ainda depois da conclusão do exame. 

Sendo assim, é indicado que o paciente retome a sua dieta normal gradativamente e com alimentos líquidos, para que o sistema digestivo também vá se habituando aos poucos. É normal sentir um pouco de enjoo após o exame de endoscopia, mas em caso de náusea persistente é importante entrar em contato com o seu médico. 

Estar na presença de um acompanhante é imprescindível e não conduzir veículos ou quaisquer aparelhos de precisão por um período de pelo menos 12 horas é fundamental para um boa recuperação.

No Núcleo de Endoscopia Digestiva, trabalhamos com equipamentos de última geração e tecnologia de ponta, aliada a profissionais qualificados, experientes e especializados. 

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão
CRMMG: 18674
RQE: 10553

Rolar para cima