coronavírus

O novo normal: como manter a rotina de cuidados com a COVID-19

A Covid-19 é a responsável pela maior pandemia global da atualidade. Junto com a pandemia, fomos obrigados a mudar a nossa rotina de cuidados com a higiene e convivência com todos ao nosso redor. 

Tendo o distanciamento social como uma das medidas protetivas mais efetivas, por enquanto, para aqueles que podem ficar em casa assim devem permanecer até que as coisas voltem a normalidade (ou pelo menos a algo próximo a isso). Mas, enquanto nada disso acontece, o que é o nosso novo normal? 

Com o mundo ainda trabalhando em pesquisas para encontrar uma vacina e medicamentos de fato eficientes contra a Covid-19, precisamos nos adequar ao cenário em que nos encontramos e criar uma nova rotina para o momento atual. 

Manter-se informado deve ser parte fundamental dessa nova rotina. E para isso, continue a leitura e fique por dentro dos cuidados essenciais que você deve ter com a Covid-19

O que é a Covid-19? 

A Covid-19 é a doença do trato respiratório causada pelo coronavírus ou Sars-CoV-2, da família Coronaviridae. Essa família de vírus ataca mamíferos, sendo esse um novo agente descoberto recentemente. 

Ainda não existem medicações de fato eficientes no tratamento da Covid-19, além de especulações. Diversos estudos e testes estão sendo feitos com pacientes, mas até então ainda não se encontrou nada que comprove a eficácia das medicações testadas. Laboratórios e universidades também estão desenvolvendo vacinas que ainda estão sendo testadas, mas ainda não se tem resultados efetivos. 

Porém, diversos pacientes que são acometidos com a Covid-19 na sua forma grave, quando internados precocemente e com a assistência necessária, conseguem se curar da doença e voltar a sua vida normal. 

De acordo com a OMS, em torno de 80% dos pacientes acometidos serão assintomáticos, 20% terão a infecção de forma leve a moderada e somente 5% precisarão de atendimento emergencial. 

Cuidados e como se proteger da Covid-19? 

O distanciamento social é uma das formas mais eficazes de se proteger e um dos cuidados mais importantes na luta contra a disseminação da Covid-19. Aliado à higienização frequente das mãos com água e sabão, sempre que chegar em casa e ao uso de máscara quando precisar sair. 

Lembrando que as pessoas que podem ficar em casa devem permanecer em casa! Para quem não pode, evitar aglomerações e manter a distância de 1m de outras pessoas é essencial. Ao manusear a máscara, lembre-se sempre de tocar nos elásticos e não na cobertura da boca ou nariz. 

Saídas essenciais, como ir ao supermercado onde se traz para dentro de casa diversos produtos, não são mais as mesmas. Agora, com a Covid-19, deve-se adicionar a nova rotina a higienização de tudo o que for entrar dentro de casa, inclusive das sacolas do supermercado. 

Colocar frutas, legumes e verduras em molho de água com cloro é uma ótima forma de higienizar esses alimentos. Já os produtos com embalagens podem ser limpos com álcool a 70%, incluindo as sacolas. 

Os sapatos utilizados na saída, se possível devem ficar para fora de casa, do contrário devem ser higienizados. As roupas devem ir direto para a máquina de lavar e você deve tomar banho assim que chegar. Lembrando que as maçanetas devem ser higienizadas e, logicamente, as mãos. Com esses cuidados, estará protegido e ajudando a diminuir a disseminação da Covid-19

Como se transmite a Covid-19? 

A Covid-19 se transmite por gotículas de saliva, espirro, aperto de mãos, tosse, fala próxima ou contato com objetos, como celular, teclado, chaves e outros que estejam contaminados. 

O que fazer caso você seja diagnosticado com Covid-19? 

Se você apresentar algum dos sintomas da Covid-19, como: 

  • Tosse seca;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Dores musculares e fadiga;
  • Arrepios;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de ar; 

Entre em contato com a central de triagem da Covid-19 da sua cidade para receber as instruções adequadas do que deve fazer. Em caso de falta de ar ou dificuldade para respirar, busque ajuda médica o quanto antes. 

Essa nova rotina de cuidados exige um pouco mais de atenção e dedicação com a nossa saúde. Mesmo distante de alguns familiares, é importante tentar manter atividades rotineiras mesmo que dentro de casa para manter a saúde mental e física em dia. Lembre-se de cuidar da sua alimentação, se exercitar como pode e relaxar a mente. 

Gastroenterologia em tempos de coronavírus:  alguns sinais e sintomas não podem esperar

·        Diarreia persistente com mais de 14 dias

·        Vômitos que não melhoram

·        Sangramento nas fezes

·        Pesquisa de sangue oculto positivo

·        Perda de peso acentuada

·        Dor abdominal de forte intensidade

·  Pacientes com doenças crônicas em uso de imunossupressores ou imunobiológicos

Aqui, no Núcleo, estamos preparados para atendê-los seguindo protocolos de atendimentos conforme orientações da ANS- Agência Nacional de Saúde, durante a pandemia de Covid-19. 

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão
CRMMG: 18674
RQE: 10553

Rolar para cima