o que é digestão

O que é digestão?

A digestão é um processo fisiológico mecânico e químico que ocorre no corpo humano e tem início assim que ocorre a ingestão de algum alimento líquido, sólido ou pastoso. É através da digestão que os nutrientes dos alimentos são absorvidos pelo organismo para poderem assim serem transformados em energia para o bom funcionamento do nosso metabolismo. 

Provavelmente, você já ouviu falar muito mais sobre indigestão, mas conhecer o processo de digestão e como funciona no organismo é fundamental para saber diferenciar e estar por dentro do que é uma indigestão. 

Estar a par do processo da digestão no corpo humano também é essencial para conhecer melhor o funcionamento do seu corpo. Somos indivíduos únicos e é importante levarmos em consideração que alguns alimentos que podem ser bons para uns, podem não funcionar para outros e o processo de digestão tem tudo a ver com isso. 

Para ficar por dentro do assunto, continue a leitura. 

Como acontece a digestão? 

A digestão nos humanos ocorre em duas etapas, sendo elas a mecânica e a química. O processo todo envolve diversos órgãos, e os principais são: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas e fígado. 

A digestão mecânica é o primeiro passo e tem início na boca, com a trituração dos alimentos realizada pelos dentes e com a ajuda da saliva e sua principal enzima chamada ptialina, a qual começa a agir sobre os alimentos e dá início ao bolo alimentar que se encaminhará ao esôfago e ao estômago.

E é no estômago que o processo de digestão química ocorre propriamente. É por meio da ação de diversas enzimas presentes no suco gástrico do estômago, como por exemplo a pepsina (responsável pela quebra das proteínas), que o organismo vai digerir os alimentos. 

No intestino delgado é que vai ocorrer a maior parte da absorção de nutrientes da digestão feita pelo estômago. E é no duodeno que o fígado e o pâncreas vão atuar com suas secreções, como a bile e o suco pancreático, filtrando o que pode ser absorvido pelo corpo e transformando tudo isso em energia e nutrientes que o organismo pode utilizar para se beneficiar do processo de digestão. 

Já no intestino grosso ocorre a absorção da água e dos sais minerais de todo o produto da digestão, e algumas bactérias da flora intestinal ainda podem produzir vitaminas do complexo B e K que são aproveitadas pelo organismo e voltam para circulação sanguínea. Durante esse processo, o organismo produz gases e finalmente o bolo fecal, que é eliminado na excreção. 

Indigestão, o que é? 

Já a indigestão pode ser um sintoma clínico de ingestão de alimentos ou bebidas com muita pressa e pouca mastigação, excesso de líquidos durante a alimentação ou abuso de frituras e gorduras durante as refeições. 

Ou, ainda, pode ser um sintoma clínico de alguma complicação mais séria, como gastrite, úlcera, azia ou cálculo biliar. É importante estar atento sobre a origem da sensação de dor e desconforto. E se os sintomas não passarem, é fundamental buscar ajuda médica para se certificar de tratar o problema o quanto antes. 

Agora que você já está por dentro do que é o processo de digestão saudável do organismo, no nosso blog você encontra diversos conteúdos sobre a saúde gastrointestinal e pode se informar ainda mais. Acesse. 

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão
CRMMG: 18674
RQE: 10553

Rolar para cima