Onde fazer o exame de endoscopia

A requisição do exame de endoscopia, seja alta ou baixa, deve sempre ser feita por um médico e o procedimento realizado por um médico especialista. Além de detectar diversas patologias do trato gastrointestinal, o exame de endoscopia possibilita a coleta de material para biópsia caso haja necessidade.

Se o seu médico solicitou a realização de um exame de endoscopia, procure uma clínica de confiança, com profissionais qualificados e especializados para realizar o procedimento. Assim, garante segurança durante a realização do exame e resultados de confiança. 

Para saber onde fazer o exame de endoscopia e ficar ainda mais por dentro do assunto, continue a leitura. 

O que é o exame de endoscopia e qual sua finalidade?

O exame de endoscopia alta é um procedimento realizado por médicos gastroenterologistas e/ou endoscopistas, com o intuito de analisar e explorar o sistema gastrointestinal na sua porção digestiva alta, a qual é composta por esôfago, estômago e a primeira e segunda porção do duodeno. 

O exame é realizado com o endoscópio, que é um tubo longo, maleável e fino que contém uma câmera em uma das suas extremidades. O endoscópio é introduzido na cavidade oral do paciente. Dessa forma, o médico consegue analisar as mucosas e todo o sistema gastrointestinal na sua porção digestiva alta.

A realização do exame de endoscopia requer o uso de sedativo, para maior relaxamento e conforto do paciente, aplicado por um médico anestesiologista. E requer repouso no restante do dia após o procedimento. O qual leva em média duas horas, levando em conta o tempo de recuperação pós-procedimento.

Por meio do exame de endoscopia, é possível diagnosticar diversas patologias do trato digestivo, realizar tratamentos e coletar amostras para biópsias. Dentre as patologias mais comuns, podemos citar: 

  • Refluxo gastroesofágico;
  • Gastrites;
  • Úlceras de esôfago ou estômago;
  • Pólipos gástricos;
  • Doença de Chron;
  • Doença celíaca;
  • Divertículos esofágicos;
  • Câncer e/ou tumores de esôfago e estômago. 

A grande finalidade do exame de endoscopia é justamente diagnosticar patologias, de preferência precocemente, para poder optar pelo melhor protocolo terapêutico para o tratamento da enfermidade com segurança e bons resultados.

Onde fazer o exame de endoscopia com segurança? 

O exame de endoscopia é um procedimento seguro, realizado por médicos especialistas e qualificados. Exige um preparo antecipado para a sua realização, o qual é indicado detalhadamente pela clínica de escolha do paciente quando é marcada a data do exame. 

Escolher uma clínica de confiança, que seja referência no mercado e disponibilize um corpo clínico qualificado e experiente, além de contar com equipamentos de última geração para a realização de exames, é o ideal. 

Como a sedação faz parte do exame de endoscopia, por mais que não seja um procedimento complicado, é imprescindível que um médico anestesiologista esteja presente para realizar a anestesia e monitorar o paciente durante o exame. 

Pacientes com histórico cardíaco necessitam de uma avaliação mais minuciosa e exames complementares. Por isso, é importante discutir todos os detalhes do seu histórico de saúde com o médico para saber exatamente o que é preciso ser feito antes de realizar o exame de endoscopia

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553


Rolar para cima