quanto custa endoscopia

Quanto custa uma endoscopia?

Você sente com frequência sintomas como azia, dor abdominal, ânsia e dificuldade para engolir e seu médico suspeita que você tenha algum problema digestivo, e recomendou uma endoscopia? Se você está em dúvida sobre o valor e como funciona este exame, fique tranquilo que vamos trazer todas as informações neste artigo.

Saiba quanto custa a endoscopia

O procedimento está disponível no SUS, mas muitas vezes o tempo de demora para conseguir realizar este procedimento faz com que a maioria das pessoas busque clínicas e hospitais particulares.

O ideal é que você consulte sua clínica de preferência para saber o preço exato. Se houver a necessidade de biópsia o valor pode ser diferenciado. Diversos planos de saúde fazem a cobertura deste tipo de procedimento.

Para que serve endoscopia?

Tanto a Endoscopia Digestiva Alta (esofagogastroduodenoscopia), quanto a Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia) servem para a observação direta da superfície do aparelho digestivo alto (esôfago – estômago e duodeno) e baixo (íleo terminal / cólon e o reto), respectivamente.

Endoscopia como tratamento

A endoscopia também pode ser recomendada pelos médicos como uma forma de tratamento, pois por meio dela é possível introduzir sondas no estômago, auxiliando na alimentação dos pacientes que estão impossibilitados de comer em decorrência de doenças graves como a retirada de um tumor maligno.

Outros fins terapêuticos para endoscopia são: colocação de balão intragástrico para tratamento de obesidade; retirada de pólipos, ligadura elástica (escleroterapia de varizes esofágicas); remoção de corpos estranhos, tratamento de lesões sangrantes e dilatação de estenoses (estômago ou duodeno).

Preparação para o exame

O paciente deve estar com o estômago vazio e limpo para a realização do exame, e não deve ingerir alimentos sólidos nas últimas 8 horas antes, podendo apenas ingerir pequenas quantidades de água até 2 horas antes do procedimento. Problemas de alergia a medicamentos e outros problemas de saúde devem ser comunicados ao médico.

O exame de endoscopia é doloroso?

Por ser um procedimento que é realizado com o uso de sedação, a endoscopia não é dolorosa. É possível sentir um leve desconforto na garganta após o exame, que deve passar logo nas primeiras horas.

Após a realização do exame, o paciente ainda estará sedado, por isso é importante aguardar de 20 a 30 minutos, para acordar. Ao despertar, o paciente estará desorientado, com sensação cansaço, falta de concentração e possível amnésia em relação ao exame.

Esses efeitos podem ser sentidos até 8 horas após o exame, por isso, é importante que o paciente vá acompanhado, pois não estará apto a dirigir, trabalhar. Recomenda-se que faça repouso em casa.

Se você está precisando fazer uma endoscopia, busque uma clínica de renome, onde, certamente, seu gasto será valorizado.

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão | CRMMG: 18674 |RQE: 10553

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para cima