Retossigmoidoscopia

Retossigmoidoscopia: o que é?

O exame de retossigmoidoscopia é um procedimento que permite a avaliação das paredes do reto e do cólon sigmóide, que compõe a parte inferior do aparelho digestivo. A diferença da retossigmoidoscopia e da colonoscopia é o alcance de cada aparelho na realização do exame. 

Na retossigmoidoscopia, é possível visualizar o reto e o cólon sigmóide, que corresponde aos últimos 30 cm do intestino grosso e, diferente também da colonoscopia, não é necessário fazer a preparação com lavagem total do intestino e geralmente não é necessário o uso da sedação. 

Para saber mais sobre a retossigmoidoscopia, continue a leitura. 

Como é feita a retossigmoidoscopia? 

A realização do exame de retossigmoidoscopia é feita através do retossigmoidoscópio, que pode ser rígido ou flexível. Durante a consulta, seu médico irá explicar melhor o procedimento. 

Porém, saiba que é possível realizar a retossigmoidoscopia em hospital ou ambulatório, pois o procedimento não necessita de sedação profunda. Além disso, apesar de ser um pouco desconfortável, o exame não provoca dor. 

O exame tem duração aproximada de 10 a 15 minutos e o paciente pode retornar ao trabalho no mesmo dia, já que não é necessária a sedação para a realização da retossigmoidoscopia

Para que serve a retossigmoidoscopia? 

A retossigmoidoscopia serve para diagnosticar, tratar e prevenir patologias do trato intestinal, principalmente as que acometem as regiões do reto e cólon sigmóide. Algumas das principais queixas que levam a solicitação de uma retossigmoidoscopia são: 

  • Encontrar a origem de sangramentos desconhecidos; 
  • Busca de massa ou tumor retal; 
  • Diagnosticar câncer colorretal; 
  • Identificar presença de divertículos; 
  • Colite aguda;
  • Biópsias. 

Além de auxiliar no diagnóstico de doenças e tratamento, a retossigmoidoscopia é um ótimo procedimento para fazer acompanhamento clínico de pacientes que sofrem com doenças crônicas e inflamatórias intestinais que comprometem o reto. 

Preparação para o exame

Como já comentamos, diferente da colonoscopia, a retossigmoidoscopia não necessita de lavagem completa do intestino ou jejum prolongado. Um fleet enema (micro-clister que estimula o funcionamento do intestino) realizado algumas horas antes da realização do procedimento, como indicado pelo médico, é o suficiente para executar o procedimento. 

Cuidar da sua saúde é essencial e conhecer os procedimentos pelos quais você precisa passar para manter seu histórico clínico em dia é importante também. Se você ainda possui dúvidas sobre procedimentos gastrointestinais, acesse nosso blog e fique por dentro de mais assuntos como este. Lá, você encontra diversos conteúdos esclarecedores e ainda pode conhecer nosso corpo clínico e todas as nossas instalações. Acesse nosso site e saiba mais. 

Diretor Técnico: Dr. Luiz Fernando Abrahão
CRMMG: 18674
RQE: 10553


Rolar para cima